InícioNotícias para o MEIEmpréstimo para MEI: Opções e simulação online pela Caixa, Santander, BNDES

Empréstimo para MEI: Opções e simulação online pela Caixa, Santander, BNDES

Por Total MEI

Web Stories

Ter uma boa opção de empréstimo para MEI, microempreendedor individual, faz toda a diferença para as microempresas individuais.

Afinal, dependendo das condições do crédito, ele pode ser muito bem empregado, seja na hora do aperto, ou do crescimento da empresa.

Felizmente, o mercado conta com muitos bancos disponíveis, que oferecem opções de empréstimo para esse formato empresarial.

As variações dentro de cada um são significativas. Mas, dessa forma, é possível atender um público mais variado.

Seja quando surgir a necessidade de 1000 reais, 10 mil ou 20 mil, basta procurar uma instituição adequada às suas necessidades.

- Continua Depois da Publicidade -

Estão disponíveis variadas opções de pagamento, taxas de juros, período de carência, valores do crédito, etc. e um deles pode ser o que você procura.

Leia também: Crédito para MEI: Como conseguir e quais as melhores linhas de crédito MEI?

Empréstimo bancário para MEI

empréstimo para MEI
Créditos:accecontabilidade.com.br

Nos últimos anos é realmente crescente a quantidade de trabalhadores autônomos e outros profissionais que buscam uma formalização.

Afinal, se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) traz muitos benefícios, como a entrada na própria previdência social.

De todo modo, seja nos primeiros períodos ou já com a microempresa a todo vapor, são vários os momentos que surgem a necessidade de um empréstimo.

Isso porque, quando se fala em empréstimo para MEI, a sua utilização é bastante variada.

Essa necessidade pode surgir tanto em um momento de dificuldades, quanto também em uma possibilidade de crescimento.

E em ambas situações, contar com um empréstimo para MEI adequado, é uma saída bastante eficaz.

- Continua Depois da Publicidade -

Notando o surgimento dessa área, vários bancos, sejam gigantes do mercado, ou até mesmo os menos conhecidos, passaram a voltar seus olhares também para o MEI.

Assim, o microempreendedor individual encontra muitas opções de bancos disponíveis, com ofertas variadas de empréstimos.

De uma forma geral, são modalidades muito voltadas realmente para o pequeno empreendedor, com taxas de juros menores e formas de pagamento mais adequadas.

E isso acaba fazendo com que seja realmente mais adequado procurar um apoio com esse formato, do que um empréstimo para pessoa física, por exemplo.

Um ponto que deve ser levado em consideração é que, normalmente, os bancos exigem um tempo mínimo de funcionamento do MEI.

Não há uma regra geral, mas esse período pode variar de três meses a um ano, e busca dar mais segurança para as instituições.

7 bancos para simulação de empréstimo do MEI

O empréstimo para MEI acaba sendo uma saída viável realmente em muitas situações.

E, felizmente, o que não faltam são opções de bancos disponíveis para atender essa necessidade do microempreendedor individual. Mas, como escolher o melhor banco?

- Continua Depois da Publicidade -

Bem, com tantas alternativas, não resta outra opção mais segura do que buscar fazer uma simulação, e observar o que mais se encaixa.

Afinal, considerando as variações de cada negócio, o que é melhor para um MEI, muito provavelmente não seja o melhor para o outro.

A primeira coisa a se fazer é observar a instituição da qual você já faz parte, já que muito provavelmente sua confiança no banco já seja alta.

Além de mais, dependendo da instituição, ela já terá confiança em realizar o empréstimo, e sua linha de crédito poderá ser mais alta.

Após fazer isso, ainda é o momento de comparar com as outras instituições, e procurar alternativas ainda mais viáveis.

Nesse ponto, é extremamente importante também procurar se o banco está devidamente registrado no Banco Central, e pode exercer suas funções normalmente.

De todo modo, vejamos, então, algumas instituições que oferecem o empréstimo para MEI.

Caixa

A Caixa Econômica Federal, por ser um banco público, realmente tem uma ligação muito eficiente tanto com pessoas físicas quanto jurídicas.

No caso do MEI, ela também não deixa a desejar, e busca oferecer opções interessantes de empréstimos.

A opção mais popular dentro do banco é o chamado Microcrédito Produtivo Orientado.

Essa modalidade abrange não apenas o MEI em si, mas também pequenos empreendedores não formalizados.

E o que mais chama atenção para essa alternativa são os diferentes motivos pelo qual o pode ser solicitado o empréstimo para MEI.

Pode ser, por exemplo, investir no negócio, comprar equipamentos, fazer uma reforma, etc, sendo realmente muito flexível quanto a isso.

Essa variação de o porquê do empréstimo, acaba tirando muito da burocracia que envolve o processo, deixando tudo mais simples de ser feito.

Aliás, não é apenas na finalidade que há opções diversas, mas também em relação aos valores da transação.

Para se ter ideia, no Microcrédito Produtivo Orientado da Caixa, é possível fazer um empréstimo para MEI variando entre 300 reais até 21 mil reais.

Assim, ele consegue realmente se encaixar em diversos perfis de negócios, abrangendo segmentos maiores e menores que o MEI.

Quanto aos juros desse empréstimo, são de 3,49% ao mês, tendo ainda o acréscimo de mais 3% de TAC.

A renda anual para essa modalidade é de até 360 mil reais, bem mais alto que a do MEI em si, que é de 81 mil.

E isso mostra que ele também abrange realmente outros perfis empresariais, mas não deixa de ser uma opção significativa para o MEI.

Santander

O banco Santander, outra renomada instituição bancária em nosso país, também oferece modalidades de empréstimo para MEI.

Para isso, o banco se utiliza de um braço direito seu, que é o Prospera, uma empresa pertencente ao grupo, e que atua fortemente nesse setor.

O grande objetivo do empréstimo MEI Santander é possibilitar que o microempreendedor individual encontre uma opção acessível de crédito.

Os motivos que o MEI pode requerer são também muito variados, como compra de equipamentos, novos investimentos, capital de giro, etc.

E, nesse caso, é um empréstimo realmente voltado para o público MEI, o que acaba sendo uma vantagem, já que é mais específico.

Os valores desse empréstimo para MEI Santander são de até 21 mil reais também, o que acaba encaixando os mais variados perfis de microempreendedores.

As parcelas de pagamento do crédito também são bem longas, distribuindo melhor esse valor, para que ele se encaixe no orçamento.

Além do mais, por ser uma das maiores e mais conhecidas instituições bancárias privadas no país, acaba dando muito mais segurança à negociação.

É possível também realizar o empréstimo tanto em uma agência do banco, quanto pelo próprio site, de forma totalmente online, o que gera mais facilidade.

Banco do Povo

O Banco do Povo, do estado de São Paulo, também oferece empréstimo para MEI, desde que tenham 90 dias de atividade.

Devido a Covid-19, foi lançada uma linha de crédito especial, com taxas de juros de apenas 0,35% ao mês, o que é realmente muito baixo.

Normalmente, essas taxas são de 1% ao mês, mesmo assim sendo significativamente baixas ainda.

Os valores do empréstimo para micro e pequenas empresas, bem como também LTDA, são de até 20 mil reais.

Tendo ainda a opção de crédito sem avalista, que é muito mais simples de ser feito, com o limite de 3 mil reais.

A carência para o início do pagamento é de 90 dias, e o pagamento é dividido ao longo de 36 meses.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil é outro gigantesco banco público do Brasil, e também conta com opções especiais para quem é microempreendedor.

Assim como a Caixa, também há uma opção de Microcrédito Produtivo Orientado, mas com variações em relação ao formato, voltado para empresas de até 120 mil de faturamento, não necessariamente sendo um MEI.

Para o Microempreendedor Individual as opções de crédito são muito variadas, tanto que o banco nem chega a divulgar valores em si.

Cada caso é um caso, então cada empresa consegue ser atendida de uma forma mais específica, voltado para suas questões.

É importante criar uma conta corrente no banco, para que seja possível colher as vantagens do empréstimo para MEI. 

Isso porque, um dos primeiros benefícios é o não pagamento de taxas de manutenção da conta, comum em casos de pessoas físicas.

O MEI também consegue ter acesso ao cartão OuroCard Empreendedor, voltado para esse público e que não cobra anuidade, sendo crédito e débito ao mesmo tempo.

E, principalmente, além das próprias vantagens do empréstimo em si, também pode começar divulgações de produtos para fora do país.

Isso porque o banco conta com o serviço do Portal do Comércio Exterior, com facilidades de exportação.

Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste, que tem uma atuação muito forte no nordeste brasileiro, ajudando no desenvolvimento da região, não é unicamente voltado para lá.

Assim, todas as regiões também podem buscar financiamentos no banco, inclusive os microempreendedores individuais.

O empréstimo para MEI Banco do Nordeste tem um limite de até 35 mil reais, mas pode ser voltado para os mais variados objetivos.

Nesse caso, também é preciso que a microempresa individual esteja ativa a pelo menos seis meses, exercendo suas devidas funções.

Esse é um prazo dentro do limite aceitável, e é comum os bancos terem essa exigência, dando mais segurança ao processo.

Quanto aos prazos de pagamento, o banco do Nordeste oferece para o MEI um prazo de até 60 meses, com uma carência de 03 meses para começar a pagar.

Sebrae

O Sebrae, que é um importante órgão de apoio ao MEI, também conta com condições interessantes de empréstimo para MEI.

Afinal, esse é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e sempre destina bons valores para esse campo.

Em 2021, por exemplo, são mais de 12 bilhões de reais no orçamento,   derivados do Fampe, que é um fundo voltado para empresas menores.

No caso do MEI, que são as empresas de faturamento inferior a 81 mil ao ano, o valor máximo que o empréstimo pode ser feito é de R$ 12,5 mil.

Embora não seja tão alto, é algo realmente voltado para a microempresa individual, e possui taxas de juros de apenas 1,59% ao mês.

As formas de pagamento são em 24 meses, mas o ponto mais positivo é que o período de carência, para começar a pagar, pode ser de 9 meses.

Com isso, o empreendedor tem tempo de sobra para colher seus benefícios e apenas depois começar a arcar com as despesas do empréstimo para MEI.

Bndes

Assim como o próprio Sebrae, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) também é um grande apoiador do micro e pequeno empreendedor.

E para quem busca um empréstimo para MEI, o Bndes conta com o Microcrédito Empreendedor.

Essa linha de crédito do banco permite que o MEI realize empréstimos de até 20 mil reais, um valor significativo.

As utilizações dadas ao valor são variadas, indo desde capital de giro até compra de equipamentos usados e novos para a empresa.

Para isso, a atuação do chamado agente operador, que é quem realmente entra em contato direto com o cliente.

Quanto aos juros do empréstimo, ele tem um valor máximo de 4% ao mês, com todos os encargos já considerados.

Normalmente, o agente operador também cobra uma taxa de administração, que não deve ultrapassar os 3% do valor total do empréstimo.

Empréstimo covid-19

Com a chegada da covid-19, as coisas realmente apertaram bastante, e o MEI sentiu muito a diminuição das demandas de mercado.

Assim, muitos bancos estão buscando oferecer facilidades para o microempreendedor individual.

O Banco do Povo, por exemplo, em seu microcrédito mencionado anteriormente, melhorou todos os setores, tanto de juros, parcelas, carência, etc.

Mas também é possível encontrar situações similares em outros bancos, como a Caixa.

Para quem deseja um empréstimo para MEI, não encontra dificuldades para encontrar boas alternativas no mercado.

Afinal, o microempreendedor individual representa uma grande parcela das empresas do mercado, e são peça chave no setor empresarial.

Bancos como o Santander, Caixa, Banco do Povo, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e muitos outros sempre buscam dar apoio ao segmento.

As condições de pagamento, valores, taxas de juros, carência, são pontos que variam de uma instituição para outra.

Dessa forma, conseguem atender um público diversificado não apenas de MEI, mas também de todas as micro e pequenas empresas, bem como outros modelos mais formais.

Contar com uma linha de crédito adequada faz toda a diferença, seja nos momentos ruins, ou nos positivos, visando o crescimento.

Leia também: Como conseguir empréstimo para MEI? Pelo Banco do Brasil e pelo Bradesco

- Continua Depois da Publicidade -

Deixe um Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Leia Também

7 mitos e verdades sobre MEI

0
Ser um Microempreendedor Individual (MEI) é uma ótima opção para aqueles que desejam empreender e se tornar donos do próprio negócio.  No entanto, muitas pessoas...

MEI 2023: 5 principais mudanças

0
O ano de 2023 já chegou trazendo algumas mudanças significativas para o MEI (Microempreendedor Individual).  Essas mudanças foram planejadas pela Receita Federal, com a intenção...