Em comemoração ao dia da Mulher que foi comemorado no dia 08 de março, a Caixa anunciou que estaria contando com um empréstimos que serviriam como incentivo para que o sexo feminino consiga gerar capital de giro para a empresa e investir no crescimento da mesma. Neste caso, somente a mulher MEI teria a possibilidade de pedir o valor de até R$ 21 mil com a taxa de juros de 1,63% ao mês com pagamento que está previsto para acontecer em até 36 parcelas – tempo este que é equivalente a três anos.
O capital de giro nada mais é do que uma quantidade de dinheiro que deve ficar no caixa da empresa para pagar despesas como investimentos em crescimento tone até mesmo no marketing.
Durante a pandemia, a desigualdade de gênero ficou ainda mais clara entre os homens e as mulheres, dados que são compartilhados diretamente por vários institutos mostram isso: muitas mulheres precisaram criar o MEI porque tinham que ficar com os seus filhos em casa nesta pandemia e queriam contribuir apenas com o INSS enquanto o marido estava trabalhando.
Não é somente o MEI que terá direito de fazer a solicitação de empréstimos pela Caixa como tambpm emrpesas de outro porte como ME que podem faturar o valor de até R$ 360 mil por ano e que sejam representadas por alguém do sexo femimino.
Outros bancos além da Caixa também oferecem parcelamentos e empréstimos para quem atua como MEU e deseja aumentar o capital de giro. No entanto, os juros são mais elevados. Somente o Bradesco, por exemplo, chega a cobrar ao menos 8% ao mês, sem contar que exige que o cliente tenha uma conta bancária como o banco em que se tem que pagar uma alta tarifa.
O Inter também conta com descontos para o MEI que deseja fazer a solicitação de empréstimos. O Inter permite que o MEI faça a emissão de até 100 boletos de forma totalmente gratuita ao mesmo tempo em que se pode ter até 100 transferências somente para outras agências quanto para outros usuários do Inter. E, neste caso, a manutenção da conta é totalmente grátis.