Qual é a melhor máquina de cartão para MEI? Essa é uma dúvida cada vez mais comum justamente porque os clientes estão preferindo, durante os últimos anos, a pagar com o cartão de crédito ou débito: mesmo que o valor seja pequeno.
E, o vendedor que quer atrair clientes, não pode mais se limitar somente às cédulas de dinheiro físicas como precisa de adequar às tendências do mercado. Já pensou quantas vendas pode estar perdendo por não contar com uma máquina de cartão para MEI?
Portanto, se está na dúvida sobre qual é a melhor máquina de cartão para MEI e não sabe como escolher a sua para pagar menos juros ao mesmo tempo que tem praticidade no seu dia a dia, separamos uma lista que pode te ajudar. Por isso, recomendamos que continue a leitura aqui com a gente porque vai ter muita informação relevante para as finanças da sua empresa.
Mercado Pago
O Mercado Pago é utilizado tanto por grandes lojas virtuais quanto por pequenos empreendedores. Ele permite que o MEI centralize todas as informações de sua empresa e uma das maiores vantagens é que é possível criar um link de cobrança para enviar tanto por email quanto Whatsapp ou outro meio.
Neste link de cobrança, o MEI deve informar o valor e também a quantidade de vezes que permite o parcelamento (o pagamento na sua conta ocorre à vista mas o cliente paga parcelado para o Mercado Pago). E, além disso, é possível determinar se os juros ficam por conta da empresa ou do cliente.
Esse link é um aspecto bastante interessante porque é como se o empreendedor pudesse pedir um empréstimo sobre o valor que é devido pelo cliente mas é o cliente que paga as taxas.
Outra vantagem do Mercado Pago, além do grande nome que possuem no mercado, é em relação às taxas que possuem, que é bastante em conta.
Mercado Pago para MEI: Taxas, maquininha de cartão e telefone de suporte
Sumup
O SUMUP conta com uma série de maquininhas diferentes para quem é MEI, desde as mais robustas até as mais simples, que são destinadas para quem está começando e não pode gastar muito. São alternativas que contam com Conexão wi-fi e chip ilimitado, Aproximação e link de pagamento, comprovante impresso e bateria recarregável.
Ter a bateria recarregável é uma vantagem para quem costuma trabalhar na rua e principalmente na praia durante os finais de ano. Quem mora na praia sabe que os clientes – na maioria dos casos – preferem pagar através do cartão e, por isso, não podem perder nenhuma venda. Final de ano em região litorânea é o momento em que os autônomos realmente contam com oportunidades para vender, ainda mais com uma máquina de cartão para MEI.
As taxas são mais elevadas e chegam a 4,90% para o crédito para os clientes que desejam receber o valor em até dois dias – sendo um pouco negativo neste quesito.
Pagseguro
O Pagseguro conta com taxas bastante semelhantes à empresa anterior que foi citada neste artigo. Deste modo, para receber o dinheiro na hora deve-se pagar na faixa de 4,99% à vista e 5,59% para os clientes que optarem por pagar o valor parcelado. Já para os usuários que preferem receber o dinheiro após 14 dias, apenas, o valor da taxa já cai bastante para 3,99% à vista e 4,59% parcelado.
Vale salientar que outra vantagem que é garantida pela instituição é a facilidade em usar o aplicativo no meio digital – que também permite a criação e encerramento da conta de forma totalmente online.
Pagseguro para MEI: Como abrir ou acessar conta e telefone de suporte
Cielo
Por fim, mas não menos importante, também temos a maquininha de cartão para MEI que pertence ao CIELO. A porcentagem das taxas podem variar de acordo com o plano no qual o cliente possui. Neste caso, aqueles que contam com o Cielo Livre pagam taxas menores no momento de receber o valor que foi pago no crédito, sendo de apenas 4,99%. A maquininha tem tarifas muito mais altas e acaba perdendo para todas as outras que já foram citadas neste artigo.
No entanto, vale salientar que muitos empreendedores acabam optando por essa alternativa justamente porque é a mais tradicional do mercado brasileiro. Estão presentes há anos na área e acabaram se tornando uma referência para cobrar taxas mais altas.
Débito | Crédito à vista | Crédito Parcelado | |
Maquininha
comprada |
2,39% | 4,99% | 5,59%+Taxa de 2,99% por parcela |
Plano
Cielo Livre |
1,99% | 4,49% | 4,49%+Taxa de 2,99% por parcela |
Plano Cielo
do Seu Jeito |
1,99%Após 1 ano 2,39% | 4,99% | 5,59%+Taxa de 2,99% por parcela |
Leia também: Máquina de cartão Cielo para MEI: Valor das taxas e telefone de suporte
Qual máquina de cartão tem a menor taxa para MEI?
Acima, listamos alternativas que contam com mais nome no mercado. No entanto, existem muitas outras além dessas que também chamam a atenção devido a um fator: as baixas taxas sobre o valor que é recebido (isso não quer dizer que sejam melhores, o quesito de “melhor” depende de quais pontos estão sendo levados em consideração).
O Ton é uma das mais em conta, tendo a taxa de juros na faixa de 1,29% para os clientes que pagam a partir do débito e cerca de 2,79% para aqueles que preferem pagar através do crédito.
Outra alternativa que também conta com valores que são bastante em contas é a InfinitePay que cobra um pouco mais, mas sem tantas diferenças, sendo o equivalente a 1,44% para o débito e cerca de 2,89% para os clientes que preferem pagar através do crédito.
Maquininha com menor taxa | Tarifas no débito | Tarifas no crédito à vista |
Ton | A partir de 1,29% no débito | A partir de 2,79% no crédito |
InfinitePay | 1,44% no débito | A partir de 2,89% no crédito |
Conclusão sobre a máquina de cartão para MEI
Enfim, neste artigo abordamos um pouco mais sobre quais são as melhores máquinas de cartão para MEI. Dentre elas, citamos as alternativas do Mercado Pago, Sumup, Pagseguro ou Cielo, também abordamos brevemente sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas para quem conta com uma empresa de pequeno porte.
O Mercado Livre é uma das alternativas que mais se destacam justamente porque permite que o MEI crie um link de pagamento. Além das taxas menores de juros, a instituição também conta com uma plataforma bastante clean de renome no mercado que permite centralizar todas as entradas e saídas da empresa de forma prática. Por fim, o Cielo é uma das alternativas que contam com uma das taxas mais elevadas.