InícioNota Fiscal para MEIModelo de Recibo de Pagamento para MEI: Simples e em Word para...

Modelo de Recibo de Pagamento para MEI: Simples e em Word para imprimir

Por Total MEI

Web Stories

No dia a dia de uma pequena empresa, contar com um Modelo de Recibo  MEI para auxiliar em questões fundamentais, é algo que realmente faz toda a diferença.

Na verdade, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, independente de serem empresas pequenas, médias ou grandes, podem se utilizar dos recibos de pagamentos.

Eles são documentos simples, podendo ser elaborados pela própria empresa, mas que possuem um valor significativo.

Sua utilização vai além da comprovação de um pagamento em si, mas tem um papel significativo no seu controle e organização financeira.

Devido a praticidade a qual um recibo de pagamento se propõe, vale muito a pena contar com essa ferramenta.

- Continua Depois da Publicidade -

Por isso, nesse artigo, mostraremos alguns modelos de Recibo de Pagamento para MEI, todos bastante simples e em Word para imprimir.

Além do mais, falaremos também sobre a importância desses documentos, e mostraremos como elaborar seu próprio  Modelo de Recibo para MEI.

Como EMITIR recibo do MEI?

Modelo de Recibo de Pagamento para MEI
Créditos:jivochat.com.br

O Microempreendedor Individual, ou MEI, como é chamado, é, como o próprio nome deixa entender, uma micro empresa.

Embora existam muitas diferenças em relação às empresas mais formais, há sim muitos pontos positivos em relação ao MEI.

As principais são justamente o aproveitamento de muitos benefícios, como a formalização, e entrada no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), mas sem ter tantas obrigações quanto às empresas formais.

A não obrigatoriedade de emissão de notas fiscais, na maioria das situações, por exemplo, é uma delas.

Apesar de ser um ponto positivo, desse modo, é preciso criar outros meios de manter uma contabilidade equilibrada, com mais segurança nas negociações.

E é justamente nesse ponto que entra a necessidade dos chamados recibos de pagamento, com o Modelo de Recibo para MEI.

- Continua Depois da Publicidade -

Os recibos são documentos não fiscais, que possuem muitos pontos benefícios para um Microempreendedor.

Na verdade, suas aplicações são direcionadas a basicamente todos os perfis de pessoas, sejam físicas ou jurídicas.

Contudo, levando em consideração o lado empresarial, sempre que alguém presta um serviço para uma empresa, e recebe um pagamento pelo serviço, surge a necessidade do recibo de pagamento.

Eles nada mais são do que uma declaração, assinada pela parte de quem recebeu o pagamento. Assim, ela declara que foi devidamente paga pelos seus serviços prestados.

Para emitir o documento, basta apenas criar um Modelo de Recibo para MEI, que pode ser utilizado em diversas situações.

Após criar um modelo, basta imprimir normalmente e pedir para que o prestador do serviço assine, quando o pagamento for efetuado.

Dessa forma, sempre que um pagamento for feito, é indispensável que um recibo seja assinado, comprovando a transação.

Quando a guarda do documento, ele é feito para ficar com o pagador, mas quem recebe também pode assinar uma via, para ficar com ela.

Quais são os benefícios de um Modelo de Recibo para MEI?

Modelo de Recibo de Pagamento para MEI
Créditos:gestaoclick.com.br
- Continua Depois da Publicidade -

De uma forma geral, quando se fala nos benefícios que um Modelo de Recibo para MEI pode proporcionar, é impossível fugir de seu objetivo maior.

Afinal, a sua principal utilidade é  em relação à comprovação dos pagamentos em si, evitando que cobranças indevidas sejam feitas no futuro.

O Modelo de Recibo para MEI, após ser emitido pelo pagador, é assinado por quem está recebendo pelo serviço.

E essa assinatura tem sim um valor legal, embora não seja assinada registrada em cartório ou algo do tipo, sua legitimidade é facilmente comprovada.

Além do mais, os recibos são voltados para transferências menores, não há um teto muito bem estabelecido, mas são valores que ninguém ousaria entrar tão longe.

Então, o uso do recibo serve para que ninguém queira cobrar novamente por um serviço já pago. E mesmo assim, seu valor legal é indiscutível.

Outro ponto também bastante positivo é em relação à contribuição que as emissões dos recibos oferecem para a parte da contabilidade da empresa.

Levando em consideração que todas as operações são devidamente registradas, através dos recibos MEI, isso acaba sendo bastante útil.

Afinal a empresa passa a ter de forma bastante organizada esses registros, passando a contar com todas as saídas, e também entradas de valores.

Fica mais fácil organizar todas as suas finanças, independente do tamanho da empresa, beneficiando bastante a parte de contabilidade da empresa.

Tantos os exemplares mais grandes quanto pequenos, como o MEI, podem e devem contar com esse apoio. Basta apenas deixar tudo arquivado, a fim de utilizá-los nessa organização.

Como FAZER o recibo do MEI?

Além dos benefícios que um Modelo de Recibo para MEI pode proporcionar, outro ponto que também chama a atenção é o modo como ele é feito.

Isso porque não há nenhum modelo específico que seja obrigatório para ser utilizado.

O que há são detalhes fundamentais, que todo Modelo de Recibo para MEI  deve possuir.

Assim, cada empresa ou pessoa tem total liberdade para criar um modelo próprio, e emitir normalmente.

Detalhes fundamentais como o nome das partes envolvidas, os valores ao qual a negociação se refere, e também a assinatura do quem recebe o pagamento, são realmente pontos indispensáveis.

Ainda nesse artigo, mostraremos com uma grande riqueza de detalhes como elaborar um Modelo de Recibo para MEI ideal. Mas, por enquanto, falaremos sobre o modo geral de escrita em si.

Bem, não há muitos mistérios em relação a isso, já que realmente não há regras rígidas em relação a formatos, fonte do texto, tamanho, etc.

De uma forma bem básica, basta apenas abrir um novo arquivo no Microsoft Windows, no Documentos Google, ou em outro editor de textos.

Depois, tudo o que é preciso é escrever uma declaração, como se fosse a parte que está recebendo os valores.

É necessário especificar alguns pontos principais, como os já mencionados, e depois imprimir o documento, para que  o prestador possa assinar, devidamente.

Cada empresa pode e deve criar seu próprio Modelo de Recibo para MEI, contendo todos os pontos pertinentes para ela em si.

Basta apenas deixar o local dos dados para preencher, assim, é possível apenas editar a parte com as informações de cada prestador de serviços, mas mantendo a estrutura do texto em si.

Vejamos, então, alguns modelos de recibos, que podem ser utilizados em diversas situações, e  depois, aprenda como elaborar seu próprio  Modelo de Recibo para MEI.

3 Modelos de recibo para Pagamento Simples [ Word – Download]

O Modelo de Recibo para MEI é um documento muito importante, e deve ser levado em consideração em todos os processos que envolvem negociações na empresa.

Embora seja um documento, realmente, bastante simples, seu valor legal, em várias aplicações, são um dos pontos fundamentais para sua utilização.

Claro que há limites até onde o Modelo de Recibo para MEI pode chegar, mas, de uma forma geral, ele é um comprovante de pagamento poderoso.

De uma forma geral, como já foi especificado, é um tipo de declaração, assinada pelo prestador do serviço, de que realmente recebeu os devidos pagamentos por seu trabalho.

Sem mais delongas, vejamos então 3 modelos de recibo para pagamento simples, que podem ser utilizados em diversas situações.

Nesse caso, eles são voltados tanto para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, que têm um documento legítimo sobre seus pagamentos.

Sempre que alguém prestar algum serviço, é recomendado que se peça que ele assine um recibo.

E o melhor de tudo, é que os modelos são facilmente editáveis, podendo se adaptar às variadas situações, bastando apenas ajustar.

Na maioria dos casos, porém, eles já conseguem cumprir todas as necessidades, sendo preciso simplesmente preencher os espaços em branco com as informações solicitadas.

1º Modelo de Recibo para MEI

Esse é o primeiro modelo, que por si só, já consegue abranger muitas situações dentro do dia a dia de muitos serviços:

                                        Recibo de Pagamento

Eu.                                                       .(nome completo do recebedor), declaro para os devidos fins, que recebi do senhor.                                                 .(nome do pagador), que se encontra localizado em.                                          .a quantia exata de R$.                        .(valor),.                                .(valor por extenso), pela realização de.                                                        .(descrição do serviço).

Cidade / data.                            ,          de                   de                .               

  .                                                        .

                      Assinatura do recebedor

2º Modelo de Recibo para MEI

Para quem deseja algo um pouco mais diferente, o modelo dois traz mais variações em relação em relação ao primeiro exemplo:

                                                      Recibo

Através desse recibo, declaro que recebi de.                                             .(nome do pagador), natural e residente em.                               .o valor em dinheiro de R$.                        .(valor em números),.                                              .(valor escrito por extenso), devido a conclusão do trabalho relacionado a.                           .                                      (explicação sobre o trabalho).

Cidade / data.                            ,          de                   de                .               

  .                                                        .

                      Assinatura do recebedor

3º Modelo de Recibo para MEI

Por último, o modelo três, também conta com mais detalhes específicos, podendo se encaixar em outras alternativas:

                                        Recibo de Pagamento

Recebi de .                                                       .(nome completo do pagador), localizado em.                                                                         .o pagamento no valor de R$.                        .(valor total do pagamento),.                                 .(escrita por extenso dos números), pelos serviços prestados no projeto.                                                                                      .(descrição do serviço), realizado entre os dias.         .e.         . de 20        . (período da realização do projeto).

Cidade / data.                            ,          de                   de                .               

  .                                                        .

                      Assinatura do recebedor

3 Modelos de recibo prestação de serviços MEI  [ Word – Download]

Sempre que um serviço for prestado, também é importante contar com um documento que comprove essa transação.

E, novamente, isso independe de ser para uma empresa (com CNPJ) ou para uma pessoa física. Contar com um Modelo de Recibo para MEI faz toda a diferença.

A própria organização financeira, por si só,  é um ponto diretamente beneficiado, e que contribui diretamente tanto para o pagador quanto para quem recebe, ou seja, que presta os serviços.

Aqui novamente, no recibo de prestação de serviços MEI, quem assina o documento é quem recebe.

Nesse caso, em termos práticos, não há diferenças substanciais em relação ao recibo de pagamento.

Contudo, pode-se levar em consideração que ele pode ser aplicado a serviços mais detalhados.

Assim, cada Modelo de Recibo para MEI pode envolver um tema em específico, e se encaixar também em diversas outras aplicações.

Ele pode ser voltado para pagamentos de aluguel, de prestações de algum bem, etc. 

Embora seja mais recomendado especificar melhor para que ele é voltado, nesses exemplos, há novamente a neutralidade das informações, para que ele possa se encaixar melhor dentro das diversas situações.

Dessa forma, devido a ser um modelo editável, basta apenas alterar as partes pertinentes, caso seja necessário. Vejamos, então, três modelos de recibo prestação de serviços MEI:

1° Modelo de recibo prestação de serviços MEI

Como primeira alternativa, esse primeiro Modelo de Recibo para MEI, voltado para prestação de serviços, consegue atender a muitas necessidades diferentes, contendo informações pertinentes a muitos casos. 

                                                    Recibo

Eu.                                                 .(nome de quem vai receber), portador do CPF n°.                              , e residente em.                                     . (local de residência de quem vai receber), afirmo que recebi de.                                              .(nome quem vai pagar), portador CPF / CNPJ nº.                                         .que reside em.                                                           .(local de residência do pagador) exatos R$.           .(total de dinheiro em números),.                                                .(escrita do total de dinheiro por extenso), pela prestação do serviço de.                                                        .                                         (informação sobre o serviço).

Cidade / data.                            ,          de                   de                .               

  .                                                        .

                      Assinatura do recebedor

2° Modelo de recibo prestação de serviços MEI

Como uma outra alternativa de Modelo de Recibo para MEI, esse segundo exemplo consegue ser, embora mais básico, totalmente incisivo e direto.

                                          Recibo de prestação de serviço

Por meio desse recibo de prestação de serviço, faço saber que recebi de.                                             .                               (nome completo de quem vai pagar), que atualmente reside em.                               .                    a quantia de R$.                        .(valor total em números),.                                              .                                                     (valor total escrito por extenso), pelos serviços prestados de.                           .                                      (especificação sobre o trabalho).

Cidade / data.                            ,          de                   de                .               

  .                                                        .

                      Assinatura do recebedor

3º Modelo de recibo prestação de serviços MEI

Esse terceiro modelo busca seguir o primeiro exemplo, contendo informações mais completas, e é ideal para ocasiões mais formais.

                                                    Recibo

Confirmo que recebi de .                                                       .(nome do pagador), cadastrado sobre o CPF / CNPJ n°.                 . que possui como endereço:            .                               (especificar o endereço do pagador), o total de R$.                        .                      (quantidade do pagamento),.                                  .(quantidade do pagamento escrita por extenso), como pagamento pelo serviço de.                                                                                      .                         (detalhamento do trabalho).

Cidade / data.                            ,          de                   de                .               

  .                                                        .

                      Assinatura do recebedor

Como formalizar um recibo de pagamento?

Os recibos de pagamento já possuem uma aplicação muito importante dentro da empresa, mesmo sendo documentos tão simples.

Como observado os benefícios de sua utilização abrangem a organização, controle contábil, e comprovação de pagamentos em si.

Claro que, embora úteis, um Modelo de Recibo para MEI não consegue ter utilidade, por exemplo, quando se fala em retenção de impostos.

Afinal, essa é a função da nota fiscal, que é o documento fiscal indispensável para diversas empresas, mas que as MEI não estão subordinadas a emitir.

De todo modo, quando se fala em formalização de um recibo de pagamento, é  preciso entender que ele já cumpre completamente o papel ao qual se propõe a fazer.

Nesse sentido, ele já é, por si só, um documento formalizado, já que sua emissão está prevista em lei, justamente para cumprir os objetivos já especificados nesse artigo.

Contudo, as regras não se aplicam a todos os casos, e podem haver situações, dependendo da empresa, que seja necessário algo ainda mais formalizado.

Isso pode se relacionar, por exemplo, a uma negociação mais relevante, aos quais já se aplicam outros documentos.

Mas, em todo caso, a depender do interesse do pagador, uma forma de tornar tudo ainda mais seguro, por assim dizer, é através do cartório.

Assim, a declaração passará a ter um valor mais significativo, uma vez que o prestador do serviço irá abrir firma de sua declaração.

Obviamente que esse é um método bastante burocrático, e que realmente não cabe a todos os casos.

O mais importante é que realmente o Modelo de Recibo para MEI consegue cumprir normalmente seu papel legal, não havendo motivos para preocupações.

Desde que o objetivo seja utilizá-lo para o que ele se propõe a fazer, não há razões para uma formalização tão burocrática.

Como elaborar um Modelo de Recibo para MEI?

Como já mencionado no tópico “como fazer o recibo do MEI”, a parte da elaboração de um Modelo de Recibo para MEI, realmente, não é tão complicada.

É preciso apenas se ater a alguns pontos primordiais, que não chegam a ser regras em si, mas critérios indispensáveis para que o documento realmente tenha validade.

Afinal, quando se fala em um recibo, a falta da assinatura, por exemplo, invalida totalmente o documento.

Isso porque será uma declaração de recebimento, mas sem um declarante devidamente colocado.

Pois, se fosse desse modo, qualquer pessoa poderia simplesmente se passar pelo outro, e declarar ilegalmente esse recebimento.

A presença da assinatura do prestador do serviço é, portanto, um ponto que está quase explícito dentro de qualquer  Modelo de Recibo para MEI.

Assim como esse, também há outros pontos indiscutivelmente indispensáveis, que realmente não podem faltar.

De todo modo, entender quais são esses requisitos, que já puderam ser também muito bem observados nos modelos mostrados acima, é o primeiro passo para elaborar um modelo ideal para sua empresa.

Para que fique mais fácil de entender, dividimos a formação do recibo em si, em três partes, que são o título, o corpo e a assinatura. Vejamos melhor como funciona sua elaboração.

Título

Embora possa parecer algo sem muita importância, o primeiro ponto a ser levado em consideração é justamente o título para o Modelo de Recibo para MEI.

Sua necessidade parte, inicialmente, da própria organização que se faz necessária em relação a esse tipo de documento.

Contudo, chega também ao ponto de que o recibo em si deve ter esse reconhecimento como tal.

Por isso, não é necessário fugir dessa característica, sendo recomendado colocar, simplesmente, o próprio nome Recibo, informando a natureza do documento.

Corpo do recibo

O corpo do recibo é a sua parte mais importante, onde há a declaração de recebimento do valor em si.

Além do mais, é onde constam todas as informações gerais sobre quem recebeu, quem pagou, e qual a natureza do pagamento.

Nesse passo é preciso levar em consideração que quem deve declarar o recebimento é a pessoa que está recebendo o valor, ou seja, quem prestou o serviço.

Dessa forma, o texto deve ser escrito na 1º pessoa do singular (EU), onde o prestador declara que foi pago pelo seu serviço.

É algo realmente muito básico, sem muitas complicações, mas que deve ser feito da forma correta. Assim, não pode faltar:

  • 1º – O nome da pessoa que está recebendo o valor;
  • 2º – O nome da empresa que está realizando o pagamento;
  • 3º – O valor que está sendo pago pelo serviço;
  • 4º – A descrição do serviço em si.

É importante manter também essa ordem das informações. E, como é possível observar, é uma estrutura similar a todos os exemplos mencionados anteriormente. Seguindo o mesmo padrão informado.

Assinatura

Após concluir todo o corpo do Modelo de Recibo para MEI, fazendo toda a declaração necessária, é hora de assinar o documento, mostrando que ele é verdadeiro.

É de fundamental importância, já nessa parte da assinatura, se ater também a outros detalhes indispensáveis.

Vale ressaltar, de antemão, que quem deve assinar o documento é quem vai receber o valor, e não quem está pagando.

A data, por exemplo, é algo que não pode faltar em nenhum recibo. Afinal, ela mostra justamente ao qual período o documento se refere.

Outro ponto também de fundamental importância é a localização do referido documento, sendo preciso inserir tanto a cidade, quanto também o estado onde o recibo foi assinado.

Por último, mas não menos importante, é a assinatura em si. Nesse caso, logo abaixo das informações de data e local, é preciso também assinar o recibo.

Para isso, coloca-se o nome completo do prestador, e deixa-se um espaço para que ele possa escrever sua assinatura.

Em relação a isso, é preciso levar em conta que a assinatura do recebedor é um quesito indispensável.

Sem ela, o recibo não tem realmente valor algum. Afinal, poderia ser muito bem falsificado, constando apenas termos computadorizados, sem nada que ligasse realmente a parte recebedora.

Detalhes importantes sobre o Modelo de Recibo para MEI

Baseado nas explicações dadas acima, é possível perceber alguns dos pontos indispensáveis dentro de um Modelo de Recibo para MEI.

Afinal, embora possam haver variações, baseadas em cada serviço que se queira validar, há sim pontos que se repetem.

Informar, por exemplo, quem são os envolvidos no processo, que no caso que está pagando o serviço e também quem está recebendo os valores, é um deles.

Além do mais, falar sobre a qual serviço o pagamento está se referindo, também é algo que realmente não pode faltar.

O próprio valor em si, é a peça chave de qualquer Modelo de Recibo para MEI. Afinal, é justamente sobre ele que o recibo de pagamento se refere.

E por fim, a datação e também a assinatura do recebedor, que é a validação do documento em si, o que dá valor ao recido.

Isso porque, sem a assinatura, não passará de um papel qualquer, sem valor algum.

Apesar de tudo, embora esses sejam quesitos indispensáveis dentro do recibo, o restante de sua estrutura pode variar bastante. Não há um molde fixo em relação a isso.

Desde que sejam respeitados esse pontos fundamentais, seja criado um modelo ideal, que atenda todas as especificações de cada negócio.

O importante é realmente não perder o rumo, mas adaptações podem e devem ser feitas quando necessárias.

Afinal, foi exatamente por isso, que todo esse tópico explicando os quesitos indispensáveis de um Modelo de Recibo para MEI foi criado.

Para que seja possível ter uma base geral sobre o tema, e se possa guiar corretamente no processo de criação de um recibo ideal.

Não confiar apenas nos números

Como foi possível observar, um dos pontos que deve ser levado em consideração na hora de criar um Modelo de Recibo para MEI é inserir os valores da negociação.

Afinal, não é preciso apenas informar que recebeu, mas sim o que recebeu, ou melhor, quanto, qual o valor que foi recebido.

Assim, a presença desses valores é realmente algo indispensável, que realmente não pode faltar em nenhum Modelo de Recibo para MEI.

Contudo, há outro ponto que deve ser levado em consideração em relação a esse quesito, que é a escrita desses valores por extenso.

Dessa forma, além de colocar os valores em si, por exemplo “recebi o total de R$ 2.000,00”, é necessário também colocar depois desse número, sua escrita por extenso.

Nesse caso, a utilização correta desses valores seria “recebi o total de R$ 2.000,00 (dois mil reais)”.

Isso porque, com o número efetivamente escrito, as chances de erros são praticamente zeradas.

Então, se ao se colocar apenas os números em si, um simples erro de digitação pode transformar totalmente o valor, com eles sendo escritos, não há muitas chances de isso acontecer.

E é exatamente por isso que os valores por extenso tem mais valor significativo do que os números em si.

Apesar disso, ainda é mais recomendado se utilizar as duas versões, uma seguida da outra, para dar ainda mais segurança e também facilidade de compreensão do documento.

É possível criar um Modelo de Recibo para MEI escrito à mão?

Bem, durante os tópicos anteriores foi possível observar todo o processo de criação de um Modelo de Recibo para MEI.

Através das explicações dadas, é  possível observar todos os pontos que não podem faltar dentro de um modelo.

No entanto, a referência dada é em relação a recibos computadorizados, escritos, por exemplo, através de programas como o Documentos Google ou o Microsoft Word.

Seria possível, porém, criar um Modelo de Recibo para MEI totalmente escrito a mão? ele teria o mesmo valor legal?

Bem, apesar de que toda a referência dada tenha sido em relação a recibos computadorizados, realmente nada impede que eles sejam escritos à mão.

O mais importante de tudo é que, independentemente da forma como ele seja criado, respeite os requisitos indispensáveis.

Nesse caso, se torna ainda mais importante ainda que os números sejam também escritos por extenso.

Afinal, seria muito mais fácil alterar algum desses recibos, caso sejam inseridos apenas os valores numéricos em si.

De todo modo, o valor legal que o documento teria é o mesmo que o do formato computadorizado.

O que iria mudar, porém, seria as facilidades que o computadorização oferece, bem como outras formas de armazenamento e acesso que os recibos criados no computador teriam.

Mas, de resto, não há realmente nenhuma distinção entre esses dois modelos, seja feito no computador ou à mão.

A importância da criação de duas vias do recibo

Outro fator que também não pode ser desconsiderado é utilização de não apenas uma via do recibo, mas sim duas.

Em outras palavras, ao se criar um Modelo de Recibo para MEI, é importante que tanto o recebedor quanto o pagador fiquem com um documento para si.

Assim, em vez do recebedor assinar o recibo e ficar com ele ou então entregar para o pagador, é importante que dois documentos sejam assinados.

Dessa forma, o recebedor ficará com uma versão e o pagador ficará com outra versão idêntica, devidamente assinada.

A necessidade dessas duas vias pode ser observada ao se levar em consideração a segurança da negociação em si, bem como a comprovação do ato de pagamento.

Nesse caso, são reduzidas as possibilidades de fraudes, uma vez que as duas partes envolvidas estão com a comprovação de que tudo foi devidamente pago.

Vale lembrar, porém, que é novamente o recebedor quem deve assinar as duas vias.

Afinal, independentemente de com quem vá ficar o documento, a declaração é referente a quem recebe e não a quem paga.

O controle das operações, bem como a própria segurança e legitimidade da negociação, são aumentadas consideravelmente ao se utilizar esse método.

Conclusão

Ao longo das explicações desse artigo, foi possível acompanhar a importância que emitir um Modelo de Recibo para MEI possui.

Afinal, esse é um documento indispensável no dia a dia de uma empresa, principalmente uma MEI, ainda mais se ela estiver em seus anos iniciais.

Elaborar o próprio modelo e emitir em todas as negociações feitas, seja para pagar uma obra ou um serviço, ajuda a ter controle sobre a empresa em si.

Sem falar, é claro, que é um modo de comprovar que realmente pagou por um serviço, que não deixa de ser o objetivo maior do recibo.

Acompanhe o Total MEI para saber mais sobre os microempreendedores, contabilidade e outros assuntos.

- Continua Depois da Publicidade -

Deixe um Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Leia Também

MEI Rural: quais as regras e como funciona

0
O MEI Rural é um programa do Governo Federal que visa formalizar e estimular o empreendedorismo rural.  Para isso, oferece condições especiais para quem quer...

MEI: 5 vantagens que você precisa conhecer

0
Ser MEI pode trazer uma série de vantagens para você e o seu negócio e é uma ótima alternativa para quem quer ter um...