Obrigações do MEI

Imprimir DAS MEI: Onde consultar e fazer a emissão do boleto MEI para pagar

05/05/2024

Você sabe qual é o passo a passo para imprimir DAS MEI? Neste artigo, iremos te ensinar o passo a passo de como fazer e pagar os débitos pendentes com a Receita Federal.

  Vale salientar que o pagamento do DAS MEI é uma obrigação de quem é MEI, microempreendedor individual.

E, os atrasos estão sujeitos à aplicação de multas  e até mesmo a entrada para a dívida ativa da União.

A entrada para a dívida ativa da União é ocasionada quando o empreendedor atrasa muitos pagamentos mensais e não tem mais como pagar à vista.

Para regularizar a situação, portanto, é necessário realizar o parcelamento dos débitos em até 175 vezes com o valor mínimo de R$ 50.

O não parcelamento e a exclusão do Simples Nacional ocasionados pela dívida ativa não anula a dívida: ela é mudada para o CPF, Cadastro de Pessoa Física, e pode dificultar a abertura de uma nova empresa no futuro dentro do SN e, além disso, cria pendências com o INSS no nome do indivíduo, tornando ele como devedor (visto que o valor do DA...

Para emitir o boleto, é necessário que o microempreendedor individual acesse o site do PGMAEI.

Veja, abaixo, o passo a passo do processo de forma simplificada: .

Outro portal que permite a emissão do boleto DAS MEI é o Portal do Empreendedor, neste caso, o microempreendedor individual deve realizar o seguinte procedimento: .

O processo para imprimir o DAS MEI vencido é o mesmo que os anteriores.

Basta acessar o portal do PGMEI e informar o mês do boleto.

O portal da Receita permite que o microempreendedor individual pague o DAS em atraso.

No entanto, haverá a adição de multas e juros sobre o valor de acordo com o tempo pendente de pagamento.

Caso tenha muitos boletos em atraso e não consiga pagar, ainda existe a possibilidade de parcelar os débitos pendentes em 175 vezes com o valor mínimo de R$ 50.

Neste caso, o não parcelamento e a elevada dívida podem ocasionar a entrada da dívida ativa da união assim como a exclusão do CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, e a mudança do valor devido para o CPF, Cadastro de Pessoa Física.

Vale salientar, além disso, que o CNPJ e todas as dívidas que estão atreladas a ele estão relacionados ao dono da empresa e ao seu CPF, diferente do que ocorre com uma ME, microempresa.

Quem atua como EI, empreendedor individual, também tem o número de pessoa jurídica associado à pessoa física.

O Total MEI conta com um aplicativo presente na Play Store e para o sistema do IOS para os usuários que desejam emitir o DAS mensalmente e sem custos.

Além disso, o nosso portal também permite que o microempreendedor individual realize a emissão de notas fiscais de acordo com cada município.

Com a gente, você consegue ter tudo centralizado na palma da mão e ainda pode emitir boletos para cobrar os seus clientes.

Quer algo mais moderno que isso?.