Notícias para o MEI

Diferença entre MEI e ME: você sabe qual é ela?

21/04/2024

Ambas as categorias de empresas (MEI e ME) estão presentes no Simples Único mas acabam levantando uma série de dúvidas sobre as suas diferenças por quem está pensando em se tornar uma pessoa jurídica.

 Um dos pontos que mais são abordados é sobre a qualidade de impostos que são cobrados: o microempreendedor individual paga um valor fixo a cada mês enquanto o microempreendedor deve pagar um valor variado de acordo com a autoridade de notas que foram emitidas durante o ano base.

Geralmente, conta com mais de 450 atividades que são permitidas, mas todas elas não foram regularizadas.

Neste caso, as atividades que são de cunho intelectual não são aceitas e deve-se abrir ou um ME ou um EI – que geralmente é uma alternativa para quem atua como médico.

O próprio microempreendedor individual consegue gerir o seu negócio e até mesmo emitir a aba de DAS que é o imposto pago por mês, mesmo que sem faturamento, para a categoria.

Outra obrigação que tem que estar em dia é a declaração anual de faturamento que deve ser declarada ao menos uma  vez por ano.

Neste caso, tem-se a possibilidade de fazer tudo sozinho apenas ao informar o valor que se teve de faturamento bruto no ano anterior.

O único regime no qual se pode acessar é o Simples Nacional que conta com um valor de tributação fixo a cada mês.