Notícias para o MEI

DAS MEI vem dando dor de cabeça em muita gente por causa de golpes

21/04/2024

O DAS MEI vem causando uma série de dores de cabeça em muitas pessoas devido a aplicação de golpes que estão acontecendo em todo o Brasil.

Em suma, pessoas que estão fingindo que são contadores acabam entrando em contato com MEIs que deixam os seus números de telefone em grupos de MEI no Facebook para pedir ajuda sobre as finanças e emissão de DAS.

Esses falsos contadores prometem parar a pessoa jurídica que fará a emissão gratuita do DAS sem que tenham que pagar nada por isso apenas como “ajuda”.

Então, tudo parece muito bem visto que a cada mês aparece um boleto no Whatsapp  do cidadão que é enviado por esse contador que afirma ser o DAS.

O MEI então paga o boleto a cada mês acreditando estar em dia com a União.

Mas, certo dia, ao entrar no portal do ECAC, descobre que está na dívida ativa porque nunca teria pago o valor de seus impostos e contribuições do INSS! .

Isso acontece porque o contador estava enviando um boleto falso em que, em vez do valor que estava sendo pago ser enviado para o Ministério da  Economia, liderado por Paulo Guedes, estava sendo enviado para a sua conta bancária.

O que acontece é que a maior parte das pessoas não consegue pegar esse valor de volta e acaba perdendo.

Sem contar ainda que terão que pagar todos os valores do DAS que já estavam atrasados com a adição de multas que podem chegar, de acordo com o que foi informado pela União, a uma adição de até 20%.

Existem algumas formas de garantir que você não terá nenhuma dor de cabeça com o pagamento  do DAS.

No entanto, a mais eficaz delas é emitir o seu próprio boleto de forma simples através do portal do PGMEI.

O PGMEI permite que se emita o boleto apenas usando o CNPJ.

Atualmente, os boletos de impostos e previdência contam com o prazo de um mês e meio para que sejam vencidos e somente então começa haver a adição de multas que variam de acordo com a Selic.