Obrigações do MEI

Capital Social MEI: O que é, qual o significado e quanto colocar?

28/04/2024

É comum que surjam muitas dúvidas na hora de abrir uma empresa, pois é um processo burocrático complexo e o futuro empreendedor precisa ter certeza sobre quais modalidades irá escolher.

Uma das principais dúvidas de quem decidiu se tornar Microempreendedor Individual (MEI) é sobre o capital social MEI.

Mesmo que pareça um assunto difícil e traga insegurança para o indivíduo, esse termo não interfere na empresa e seu funcionamento, mas, é necessário declarar o devido valor no momento em que o negócio for aberto e muitas pessoas não sabem ao certo quanto colocar.

Por isso, trouxemos um guia sobre o capital social MEI com as principais informações para que você, empreendedor, não tenha dúvidas na hora de preencher os campos necessários.

Capital Social MEI é o termo usado para tratar de recursos financeiros ou materiais que serão investidos no momento de formalização de uma empresa.

O valor é variável de acordo com as posses de cada empreendedor envolvido.

Então, se o indivíduo quiser abrir uma loja física, terá que calcular qual será o valor de aluguel, contas fixas, gastos mensais, maquinários e outros itens.

Se o empreendedor preferir trabalhar em casa, ou seja, fazer home office, o capital social será composto pelas contas de internet, luz, proporcional de aluguel, mesa de trabalho, telefone e outros itens utilizados.

Ou seja, o capital social é o investimento realizado para dar início ao negócio.

O investimento inicial é realizado na maioria das empresas por todos os sócios e acionistas para que ela possa funcionar, sendo um valor registrado no contrato e pode ser realizado a partir de dinheiro ou bens pessoais.

Dessa forma, o capital social é o investimento de todos os sócios, como as instalações, manutenções ou qualquer outra forma de gasto antes de a empresa dar algum lucro ou se mantenha sozinha.

Além de quantias em dinheiro, os valores podem ser referentes a bens.

Há casos em que um sócio dá o imóvel onde a empresa irá operar.

Outra forma é um sócio oferecer bens não materiais, como um know how.

É claro que o capital social MEI é diferente das demais modalidades, pois não é obrigatório, enquanto outros tipos de empresa precisam de um investimento concreto.

Quando o MEI abre sua empresa, há um local para indicar o valor do capital social, porém, não interfere em nada em atividades do MEI e é apenas representativo.

O capital social, então, é o patrimônio líquido inicial, porém, não tem o mesmo significado entre si.

O capital social se tornará, após o negócio dar lucro, uma parte do patrimônio líquido e, conforme o funcionamento da companhia, o patrimônio líquido se juntará a outros lucros.

O mundo dos negócios possui termos muito parecidos, porém, com significados difíceis e comuns de causar confusão em iniciantes no assunto.

O capital social é um termo diferente do faturamento, pois o primeiro é o investimento inicial que é necessário para abrir uma empresa e pode influenciar em todo o restante.

Como exemplo, temos a contribuição de cada sócio e qual a porcentagem de lucro que será pago a ele.

  Porém, os microempreendedores não precisam se preocupar com isso, pois o capital social não tem influência sobre as atividades e lucros.

Já o faturamento é o montante arrecadado mensalmente ou anualmente pela empresa.

Ele representa os lucros e a importância desse valor para o empreendimento.

Para ser MEI, o empreendedor não pode faturar mais de R$ 81 mil anualmente, precisando trabalhar de forma individual e com direito a contratar apenas um funcionário.

Se ultrapassar o valor, a empresa troca de categoria e passa a se enquadrar em microempresa, alterando diversos fatores, inclusive sobre a arrecadação dos tributos.

Por isso, esteja atento sobre o seu faturamento para que possa continuar como MEI.