Notícias para o MEI

70% dos MEIs pagam DAS em atraso, quais as consequências disso?

24/03/2024

De acordo com o que foi declarado pelo portal do Neon, que atualmente é pertencente ao Bradesco, ao menos 30% de todas as guias que foram emitidas para pagamento do DAS dentro da plataforma – sendo cerca de 15 milhões no número total foram emitidas antes mesmo de que houvesse o vencimento.

No entanto, é estimado que ao menos 70% d’tenham sido vendidas e somente então pagas.

Isso pode acontecer por uma série de fatores variados como  ter esquecido o prazo e até mesmo a falta de dinheiro – que é uma consequência de um faturamento nulo ou movimento baixo da empresa em seu capital de giro.

Deste modo, o Neon criou uma forma de evitar que os MEIs pagassem o valor da sua guia do DAS mensais com atraso estão enviando mensagens alertando sobre o prazo que possuem para terminar os pagamentos sem que haja a aplicação de multa que pode chegar a 20% sobre o valor devido.

O atraso no DAS pode fazer com que o tempo de contribuição não seja contabilizado para a aposentadoria.

Mas não somente isso como também faz com que se crie uma dívida ativa com a  União e corra o risco de ter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), excluído do Simples Nacional, e que  pode dificultar, posteriormente, a abertura de novas empresas.

No ano de 2022, o boleto de pagamento da guia do DAS está passando por um novo aumento devido a variação que aconteceu no valor do salário mínimo.

Em suma, deve-se pagar R $66,6 para os prestadores de serviços e comerciante, apenas R$ 65,6 para os prestadores de serviços e, por fim, R$ 61,1 para quem atua como comerciante.

Você consegue ter acesso a alguns diretores para continuar pagando o valor do DAS em dia.

Em suma, as mulheres que largaram ao menos 12 meses  podem ter acesso ao auxílio maternidade.

Enquanto isso, a previdência social também garante que o cidadão possa se aposentar e ter auxílio doença sempre que for necessário.

Um dos poucos benefícios no qual não se tem direito é o seguro desemprego.