InícioObrigações do MEISaiba quais são os tipos de Nota Fiscal MEI que existem

Saiba quais são os tipos de Nota Fiscal MEI que existem

-

O Microempreendedor Individual (MEI) é aquela pessoa que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário. Entre as várias vantagens de se legalizar, a emissão de nota fiscal certamente é uma das maiores.

Continue lendo para saber quais são os tipos de nota fiscal MEI que existem, como emiti-las e por que isso é uma vantagem para o seu negócio.

As vantagens de ser MEI

Micro e pequenas empresas representam 99% do total de empresas no Brasil e formam 54% dos empregos formais do país.

Há várias vantagens em ser MEI, mas as principais são poder emitir nota fiscal, comprar com nota fiscal, a possibilidade de fazer um empréstimo e ter todos os benefícios da previdência social.

Se você está hoje na informalidade, ser MEI é muito simples: basta acessar o Portal do Empreendedor e fazer o cadastro para obter um CNPJ. Outra vantagem é que, se o seu produto é de baixo risco, você não precisa se preocupar com alvará ou licenciamento.

- Continua Depois da Publicidade -

Algumas pessoas possuem pequenos negócios e, por fazerem tudo como pessoa física, até conseguem liberar transações de crédito e débito, mas não aceitam vale-refeição ou vale-alimentação, o que faz com que percam vendas.

Mais de 500 atividades de prestação de serviço se enquadram no MEI, de vendedores de roupas a salões de beleza, de motoboys a pedreiros, de doceiros a lanchonetes e minimercados.

Principalmente com a pandemia, essa tem sido uma saída para quem deseja fazer complemento de renda e ainda ter direito a aposentadoria, salário-maternidade e outros benefícios.

Tipos de nota fiscal MEI

A nota fiscal é uma obrigação do MEI que deseja vender um produto ou serviço para outra empresa ou órgãos públicos. Se você quer que seu negócio gere mais lucros, a emissão de nota fiscal te torna mais confiável e profissional.

Quando a venda é para o consumidor final, uma pessoa física, o MEI não é obrigado a fornecer a nota, a não ser que o cliente exija.

Há alguns tipos de notas fiscais que o MEI pode emitir:

A Nota Fiscal Avulsa (NFA) é uma nota que o MEI solicita para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e busca a nota impressa em um órgão responsável. O principal problema é que nem todo Estado disponibiliza a NFA.

A Nota Fiscal Avulsa eletrônica (NFA-e) pode ser retirada por meio da internet, porém cai no mesmo problema da NFA: poucos Estados disponibilizam esse tipo de nota fiscal.

- Continua Depois da Publicidade -

A Nota Fiscal eletrônica (NFe) é feita por meio de uma solicitação à Secretaria da Fazenda. O procedimento varia conforme o Estado. O mesmo ocorre com a Nota Fiscal para Serviços prestados, a NFSe.

Por fim, a Nota Fiscal de Venda a Consumidor é um bloco de notas fiscais que podem ser emitidas manualmente. Porém, é preciso de autorização da Secretaria da Fazenda.

Emita notas fiscais eletrônicas de forma simples e fácil com o Total MEI

Se você deseja emitir notas fiscais eletrônicas de modo simples e fácil, o Total MEI pode ajudá-lo.

Através de integrações com prefeituras e secretarias de fazendas em diversos Estados brasileiros, o aplicativo emite nota fiscal eletrônica (NFe) para produtos vendidos e nota fiscal eletrônica de serviços (NFSe) para serviços prestados.

Esse é o aplicativo ideal para o micro empreendedor que deseja facilidade e praticidade para cumprir com suas obrigações legais, receber de seus clientes, garantir tranquilidade, profissionalismo e manter o CNPJ..

O Aplicativo Parceiro do MEI

Você que possui CNPJ MEI, conheça aplicativo parceiro do MEI que possui tudo que o Micro Empreendedor Individual precisa para cumprir suas obrigações, fazer a gestão financeira do negócio e garantir sua tranquilidade e direitos. Entre as principais funções do aplicativo, destaca-se:

  • Maquininhas de Cartão para receber de clientes;
  • Impressão e código de DAS de imposto;
  • Gerenciador Financeiro Simplificado;
  • Serviços e Planos de Suporte ao MEI;
  • Administração e Envio da Declaração Anual;
  • Status e Solicitação de Direitos do MEI;
  • Emissão de NFe de Produtos;
  • Emissão de NFSe de Serviços;
  • Emissão de Certidões e Comprovantes;
  • Notificações que não te deixam esquecer de nada;
  • e muito mais…

O aplicativo para MEI está disponível para Android (clique aqui para instalar), iOS (clique aqui para instalar) e também na versão web (clique para acessar).

Avalie Nosso Conteúdo!

- Continua Depois da Publicidade -
Avalie Nosso Conteúdo!
 

Deixe um Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Leia Também

Os principais impostos que o MEI deve pagar

Os principais impostos que o MEI deve pagar

0
Muitas pessoas acreditam que, quem é cadastrado no MEI (Microempreendedor Individual), está isento dos impostos que um negócio convencional precisa arcar. Mas não tem...
Afinal, MEI é obrigado a emitir nota fiscal?

Afinal, MEI é obrigado a emitir nota fiscal?

0
Uma das maiores dúvidas de um Microempreendedor Individual é: afinal, MEI é obrigado a emitir nota fiscal? O tema é recorrente porque possui muitas...
Avalie Nosso Conteúdo!