Início Obrigações do MEI Conheça os principais benefícios de emitir nota fiscal MEI

Conheça os principais benefícios de emitir nota fiscal MEI

-

O Brasil já conta com mais de 10 milhões de microempreendedores individuais (MEIs). O enquadramento como Microempreendedor Individual traz muitas vantagens, garantindo a regularidade da sua empresa e permitindo de emissão de nota fiscal MEI.

Tanto para os empreendedores que trabalham com lojas físicas como para os que trabalham com o comércio online, a emissão de nota fiscal eletrônica MEI é uma obrigação, sobretudo no que se refere a vendas de produtos e serviços entre pessoas jurídicas. Elas são essenciais para manter a empresa regular, além de gerar confiança para os fornecedores e para os clientes.

Considerando que o tema nota fiscal costuma trazer muitas dúvidas, vamos falar hoje sobre os principais benefícios da emissão de notas fiscal MEI e como você pode fazer isso de forma fácil e economizar tempo e dinheiro, enquanto se assegura de que todo o procedimento de emissão está de acordo com o que está previsto em lei.

O que é uma Nota Fiscal Eletrônica

De forma rápida, vamos entender o que é a nota fiscal eletrônica (NF-e).

Como já dissemos, a nota fiscal eletrônica é um documento fiscal obrigatório que serve para comprovar que houve alguma transação de mercadorias, serviços ou bens entre uma empresa e um segundo destinatário, seja um cliente ou fornecedor.

- Continua Depois da Publicidade -

Em poucas palavras, a nota fiscal é um comprovante fiscal de que o empreendedor vendeu ou prestou algum serviço à outra pessoa. Na nota fiscal eletrônica consta vários dados importantes sobre a empresa, como seu CNPJ, endereço, contato etc. e sobre o produto ou serviço em questão.

Tipos de nota fiscal MEI

É importante notar que existem alguns tipos diferentes de nota fiscal que podem ser utilizados pelo microempreendedor individual. Também é importante notar que o registro da MEI é feito junto ao governo estadual, por isso pode ser necessário verificar como funcionam as notas ficais no seu estado. Mas, no geral, as principais notas fiscais aos MEIs são as seguintes:

Nota Fiscal Avulsa: é a nota fiscal física (NFA) ou eletrônica (NFA-e), emitida individualmente, em papel ou formato eletrônico. Ela é usada nos casos em que a empresa não esteja obrigada a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, devido ao seu ramo de atividade. Por exemplo, o MEI não é obrigado a emitir nota fiscal para clientes que sejam pessoas físicas, mas caso o cliente requeira, ele pode emitir a Nota Fiscal Avulsa.

Nota Fiscal Eletrônica: é a nota fiscal emitida de forma digital e é muito mais prática. O contribuinte deve ser credenciado pela Secretaria da Fazenda (seja a municipal ou estadual, dependendo da categoria do seu negócio).

Quais os benefícios de se emitir a nota fiscal MEI

O processo de emissão de notas fiscais pode ser muito burocrático e complicado, principalmente porque as regras mudam de estado para estado e também entre os municípios. No mesmo sentido, os empreendedores precisam cumprir com algumas obrigações, como o controle de emissão dessas notas.

Por exemplo, o MEI tem um limite de arrecadação anual – ou seja, o enquadramento enquanto Microempreendedor Individual se baseia na arrecadação anual do empreendedor, e é preciso que haja este controle para se manter este enquadramento.

Outra questão é a obrigação de guardar as notas fiscais de suas compras e vendas pelo prazo mínimo de 5 anos, a partir da data de emissão de cada uma.

A emissão da nota fiscal eletrônica MEI com o auxílio de um sistema informatizado, como o prestado pela Total MEI, pode fazer toda a diferença neste controle e no dia a dia da sua empresa. Vamos ver alguns benefícios da emissão das notas fiscais eletrônicas MEI:

Aumento da produtividade

- Continua Depois da Publicidade -

Considerando a obrigação de se emitir as notas fiscais eletrônicas, a melhor opção é realmente automatizar este processo. A ideia de gastar horas e horas preenchendo notas fiscais em papel só tem a prejudicar a sua rotina e a produtividade do seu empreendimento. No mesmo sentindo, você precisa atender seu cliente de forma rápida.

Como já comentamos, o processo de emissão de notas fiscais pode se tornar complicado, principalmente considerando as peculiaridades de cada estado ou município, por isso um emissor especializado como o da Total MEI pode facilitar este processo e garantir que você não gaste seu precioso tempo com tarefas burocráticas, além de reduzir a margem de erro nas emissões de notas fiscais.

Redução de custos

A principal vantagem de se emitir a nota fiscal eletrônica com o auxílio de um emissor especializado é que você não corre o risco de perder a data de emissão da nota fiscal, o que pode lhe causar prejuízos, pois nem sempre os servidores estaduais e municipais estão em pleno funcionamento, além de serem burocráticos e pouco intuitivos.

A emissão da nota fiscal eletrônica também reduz seus custos com papéis, impressão e armazenamento. Além disso, você não vai precisar ter gastos com envio das notas aos clientes, incentivando também o comércio eletrônico.

Não é só isso: com a automatização da emissão de notas fiscais eletrônicas e dos procedimentos de regularização das MEI junto de um servidor especializado como a Total MEI, o empreendedor não precisará atribuir a tarefa a um funcionário, o que diminui muito os seus custos mensais.

Menor margem de erro e controle da regularidade fiscal

Muitas das vezes os empreendedores são convocados pela Receita Federal para esclarecer algumas movimentações e, na maioria das vezes, isso ocorre por um erro na emissão das notas fiscais. A emissão de notas fiscais de forma automatizada reduz esta margem de erro e pode evitar diversas situações que podem acabar causando prejuízo.

No mesmo sentido, o empreendedor tem maior controle dos números de sua empresa, na medida em que pode acompanhar o faturamento do seu empreendimento e facilitar o seu controle fiscal, facilitando assim a sua prestação de contas anuais e a sua regularidade com o fisco, que é feita de forma integrada quando se adota um sistema automatizado como o Total MEI.

A emissão da nota fiscal é essencial para o Microempreendedor Individual, e garantir que este procedimento seja feito de forma automatizada é a melhor forma de manter regularidade do seu empreendimento e melhorar o atendimento ao seu cliente, além de trazer legitimidade às suas vendas e serviços.

O Aplicativo Parceiro do MEI

- Continua Depois da Publicidade -

Você que possui CNPJ MEI, conheça aplicativo parceiro do MEI que possui tudo que o Micro Empreendedor Individual precisa para cumprir suas obrigações, fazer a gestão financeira do negócio e garantir sua tranquilidade e direitos. Entre as principais funções do aplicativo, destaca-se:

  • Maquininhas de Cartão para receber de clientes;
  • Impressão e código de DAS de imposto;
  • Gerenciador Financeiro Simplificado;
  • Serviços e Planos de Suporte ao MEI;
  • Administração e Envio da Declaração Anual;
  • Status e Solicitação de Direitos do MEI;
  • Emissão de NFe de Produtos;
  • Emissão de NFSe de Serviços;
  • Emissão de Certidões e Comprovantes;
  • Notificações que não te deixam esquecer de nada;
  • e muito mais…

O aplicativo para MEI está disponível para Android (clique aqui para instalar), iOS (clique aqui para instalar) e também na versão web (clique para acessar).

- Continua Depois da Publicidade -
 

1 Comentário

Deixe um Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Leia Também

Afinal, MEI é obrigado a emitir nota fiscal?

Afinal, MEI é obrigado a emitir nota fiscal?

0
Uma das maiores dúvidas de um Microempreendedor Individual é: afinal, MEI é obrigado a emitir nota fiscal? O tema é recorrente porque possui muitas...
Os passos para fazer a declaração anual do MEI

Os passos para fazer a declaração anual do MEI

0
Assim como outras Pessoas Jurídicas (PJ), o Microempreendedor Individual (MEI) precisa fazer a declaração de quanto movimentou durante o último ano corrente, mas com...